Fonte: Gilnei Paulo Cazakevicius

 

Com a Revolução Federalista (1893), famílias refugiadas aqui se instalaram, chamando o lugar de “Barra”. Com a construção da ferrovia Rio Grande do Sul – São Paulo e a ponte que liga o estado com o resto do país, passou a chamar-se “Estação Alto Uruguai”. A população aumentou com a vinda dos trabalhadores da estrada de ferro e também dos caboclos vindos da região do Contestado (SC). Posteriormente vieram imigrantes europeus, em sua maioria alemães, italianos e poloneses. Em 1911, recebe o nome de Marcelino Ramos, em homenagem ao engenheiro que projetou a ferrovia.

     
 
 

Fonte: Aldrin Bottega

 

Atualmente, Marcelino Ramos destaca-se pelo turismo, onde pela estrutura ferroviária da região é possível realizar um passeio de Maria-Fumaça, trem movido por uma locomotiva à vapor. O Lago do Rio Uruguai costeia toda a cidade, propiciando o turismo náutico. O relevo acidentado e a natureza exuberante formam um cenário ímpar. No interior, o turismo rural exibe as belezas de trilhas e cachoeiras, com local para acampar e cabanas para locação. O Santuário de Nossa Senhora da Salette atrai visitantes para suas instalações no morro da Salette onde, todos os anos, é realizada uma procissão luminosa no dia 19 de setembro e romaria no último final de semana desse mês. A 4 km do centro está localizado o Balneário de Águas Termais, dotado de recursos hoteleiros, de camping e aluguel de apartamentos. Nesse local privilegiado está localizado o Edifício Chronus.


Links:
Prefeitura Municipal
Portal de Marcelino
Site História de Marcelino Ramos
Estação Ferroviária
Termas de Marcelino Ramos
Santuário Salette




Videos:

Matéria veiculada no Jornal Hoje sobre Marcelino Ramos

Fonte: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/

 


Matéria do quadro Tô de Folga, do Jornal Hoje (Rede Globo), publicada em 04/02/2011.  

Programa Lugares da TV Assembléia visita Marcelino Ramos

Programa Lugares (Marcelino Ramos) - Parte 1

 

Programa Lugares (Marcelino Ramos) - Parte 2

 


O programa conta a história da quase centenária ponte férrea, construída por uma empresa belga e que ligou o RS ao resto do país em 1910. A antiga Maria Fumaça foi resgatada e hoje é atração turística que emociona os visitantes.

Lugares mostra ainda os agricultores que estão investindo no turismo rural, com hospedagem, museu e café colonial, além de destacar as belezas naturais de Marcelino Ramos, que tem nas águas termais sua grande atração. Durante todo o ano, o parque público Termas de Marcelino recebe turistas que aproveitam as propriedades medicinais das águas que chegam à superfície a 38 graus.



Programa Estilo Viagem da TVCOM visita Marcelino Ramos

Fonte: http://www.tvcom.com.br/estiloviagem

 


Quem visita Marcelino Ramos, no norte do Estado, pode usufruir de momentos de relaxamento e diversão em meio a belas paisagens. Trilha, cachoeira e águas termais são alguns dos atrativos da cidade que o Estilo Viagem mostra para você!


 


© 2010-2014 Todos os direitos reservados - Edifício Chronuss
Av. Beira Rio, 3818 - Balneário de Águas Termais
Marcelino Ramos - Rio Grande do Sul - Brasil